Pátio ferroviário do
SIA
Ramais ferroviários do Setor de Indústria e Abastecimento
Flavio R. Cavalcanti - Dez. 2012
Núcleo original do Setor de Indústria e Abastecimento
(SIA), no entroncamento da EPIA,
embaixo, com a Estrada Parque Taguatinga
(EPTG) à esquerda).
A via férrea principal segue pelo lado de lá da
Via Estrutural (Estrada Parque Ceilândia,
EPCL), à direita, atravessando-a por baixo do segundo
viaduto, próximo ao Setor de Inflamáveis (SIN).
Desta linha principal deriva o ramal que atende ao terminal ferroviário de grãos da ADM (ex-Planalto Agrícola).
Uma variante da ferrovia principal, vindo do pátio da estação ferroviária de Brasília, cruza por baixo da
EPCL
(Via Estrutural) atrás da Ceasa (primeiro viaduto) e atende aos terminais ferroviários da Conab, pátio de areia, Moinho Jauense (trigo), novo pátio de Coque, base de combustíveis da Petrobras e segunda base de combustíveis (Texaco?).
Até 1981, esta variante tornava a encontrar
a via férrea principal depois do
SIN
(no alto, fora do mapa). A erradicação dessa ligação dos trilhos talvez tenha decorrido da criação do Parque do Guará, entre o
SIN
/
SIA
/
EPTG
e Vila Tecnológica (Conjunto Lúcio Costa), embora os mapas indiquem que os trilhos estavam fora da área de preservação.
O triângulo ferroviário à esquerda da Ceasa
atende um moinho de trigo, pátio
de areia, o silo da Conab. Em sua continuação, alcançaria a antiga Usina Termoelétrica de Brasília, porém ainda não encontrei qualquer indicação de que os trilhos chegassem até ela (200 metros).
No alto, o Setor de Inflamáveis (SIN), área antigamente
isolada, próximo ao Corpo de Bombeiros (CBMDF). O desvio
ferroviário mais à esquerda (primeira
passagem de nível, dupla) percorre área cercada
da base de distribuição de combustíveis da
Petrobras e vai sair por outro portão mais adiante, voltando
à variante do SIA.
Essa entrada foi desativada — talvez por exigir manobras demoradas
justamente numa passagem de nível — e atualmente os vagões
destinados à Petrobras entram pelo outro portão, em
manobra de retorno.
Hoje o SIA contornou o SIN e se estendeu além dele (Setor
de Transporte Rodoviário de Cargas, STRC), através
da segunda passagem de nível
— o viaduto com "trevo de 4 folhas".
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