Brasília
Asa Norte
Flavio R. Cavalcanti
Os espaços entre as quadras de uma mesma faixa (100, 200,
300) são — alternadamente — vias de trânsito (CLN),
ou espaços comunitários (EQN).
Em conjunto, são "corredores" de ventilação
transversais às vias norte-sul. Calçadas leste-oeste
dão passagem da L-2
à W-3 Norte
— não fazendo diferença, para o pedestre, se cada
trecho é "via de trânsito" ou "espaço
comunitário".
Outros espaços comunitários interrompem a L-1
(EQN 200/400) e a W-1 (EQN
100/300).
Espaços Comunitários e/ou de Vizinhança
Na Asa Norte, as entrequadras (EQN) 100, 200 (par + 1) e 300 (ímpar +
1) permanecem baldias.
Já há alguns anos são públicas tentativas
de alterar a destinação (e o gabarito?) dessas Entre-Quadras,
dando liberdade a empreendimentos imobiliários. Estarão
os lotes já vendidos, dentro da legislação
original, e os empreendimentos em compasso de espera? A essas
tentativas, com frequência correspondem reações da comunidade,
pressionando órgãos e entidades públicas
para preservar a destinação original.
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Não existem espaços similares
nas "600" (SGAN), nem nas "900" (SEPN).
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Nas SQN 400 (ímpar + 1), esse espaço
é ocupado pela via única de acesso a duas quadras
(antigamente chamadas "quadras geminadas"). Na prática,
portanto, o espaço é maior, e as primeiras SQN
(403 a 406) já surgiram com 16 blocos residenciais,
cada — ao invés dos 11 existentes nas primeiras SQS
100, 200 e 300 da Asa Sul.
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As Entre-Quadras 500 (ímpar +1) — que
na Asa Sul são estacionamentos públicos com
passagens W-2 / W-3
(tanto para carros como para pedestres) — não existem
na Asa Norte. É difícil perceber se estão
edificados "provisoriamente", ou "definitivamente"
— em vários casos, até com cercas.
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As Entre-Quadras "700 / ímpar
+ 1" — que na primeira metade da Asa Sul são praças
— na Asa Norte são percebidas como áreas não-edificadas
apenas na estreita faixa das SCRN, entre a W-3
e a W-3½.
Na faixa residencial (SHIGN), junto à W-4
Norte, há poucos indícios de Entre-Quadras
bem definidas.
As EQN 200/400 dividem a L-1
em 4 trechos, com creches, jardins de infância, agência
postal, delegacia. Já a W-1
foi dividida em apenas 2 trechos (EQN 100/300).
As EQN 300 e 500 (par + 1) são "ilhas" na ponta
das CLN 300
junto à W-2 e à
W-3 Norte, sendo
ocupadas por super-mercados, mini-shoppings, prédios de
escritórios, e até lanchonetes fast-food — o mesmo
quanto às EQN 400 (par + 1), na extremidade das CLN
400 junto à L-2.
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