Metrô DF
Estações
- 6h a 23h30 - Segunda a Sábado
- 7h a 19h - Domingos e Feriados
Intervalos entre os trens
- 3min30 a 14min - conforme o dia, horário e estação
Tarifas
Achados e perdidos
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Metrô DF - Brasília
O Metrô no mapa de
Taguatinga centro e norte
Flavio R. Cavalcanti
Sem espaço para se intrometer na área urbana, a muito
custo o Metrô atravessa o Centro de Taguatinga e — após
a conclusão da ponte sobre o rio Cortado — seguirá para
oeste (Taguatinga "Norte", Estação n° 21)
em direção à Ceilândia.
Enquanto a ponte não se conclui, a Estação
n° 20 - Praça do Relógio permanece terminal da
Linha A (Linha Verde). Após desembarcar todos os passageiros,
as composições recuam até a alça para o
pátio central, em Águas
Claras (do outro lado da EPCT),
para mudar da via de chegada para a via de retorno.
Três longas avenidas — interrompidas por inúmeros semáforos
— deverão trazer passageiros para as duas únicas estações
previstas em Taguatinga. [Imagino que a Estação n°
22, não indicada, talvez esteja prevista para Taguatinga, em
frente ao Terminal Rodoviário, quase Ceilândia].
No alto, à esquerda (norte verdadeiro), a BR-70 / Via
Estrutural (com ajuda da Av. Hélio Prates, paralela) exerce
atração sobre uma vasta área, oferecendo asfalto
direto para a Rodoferroviária
/ EPIA
/ Eixo Monumental
/ centro de Brasília.
O "cinturão verde" — indicado por um toco de estrada,
no alto, à direita — é hoje um denso aglomerado urbano,
omitido neste mapa (anterior a 1998), e que já se estende por
vários quilômetros, sob o nome de "Vicente Pires",
ameaçando ocupar toda área entre a EPTG
e a Estrutural,
de Taguatinga até o Guará.
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