Trecho da via N-2 sob os viadutos que ligam a Rodoviária
(para a esquerda) ao Eixo Rodoviário
Norte. À direita, prédios do Setor
Bancário Norte, e em seguida do Setor Comercial Norte. À
esquerda, embaixo, estacionamento do Teatro
Nacional
(Conjunto Cultural da República),
fachada de luminosos do Conjunto Nacional (Setor
de Diversões Norte) e Setor Hoteleiro Norte,
em 4-Jun-2003.
É designada N2 por ser a segunda via leste-oeste,
do lado norte da cidade — a primeira é a via do Eixo
Monumental no sentido oeste, denominada N-1.
Deriva da própria N-1,
nas proximidades da Torre de TV, e separa o Setor Hoteleiro
Norte do Setor Comercial Norte, até o Eixo
Rodoviário. A partir daí separa o Setor
Cultural Norte do setores Bancário e de Autarquias.
Adiante, separa ministérios, Senado Federal e Palácio
do Planalto, de seus respectivos anexos.
A N-2 cruza em nível apenas a W-3,
e logo mergulha para nível inferior, onde se mantém
até depois da praça dos Três Poderes.
Desemboca, outra vez em nível, na avenida L-4
Norte.
É uma via secundária (60 km/h?) de mão
dupla, com duas faixas de rodagem em cada sentido, e trânsito
complicado.
Sucessivas transformações e adaptações
deram à N-2 características diferentes, de
um trecho para outro:
Em sua maior parte, as mãos são
separadas por faixa contínua, com cravos descomunais
"fosforescentes". Praticamente não
há canteiros centrais ou retornos.
Pelo mesmo sistema de faixa + cravos, foram criadas sucessivas
"ilhas", onde deve aguardar o motorista que deseja cruzar
a contra-mão. Em alguns existe semáforo; em outros,
não.
Na área da Esplanada e dos Três Poderes, reassume
o aspecto original, com predominância de faixas para travessia
de pedestres, sem necessidade de semáforos. É relativamente
comum o cruzamento da contra-mão por motoristas que entram
ou saem de uma garagem, do estacionamento de um anexo, ou de uma
rampa que dê passagem para o nível da Esplanada.
O mais emocionante é o acesso à extensão
da L-2 Norte — sem balão (rotatória) para disciplinar
o cruzamento.
7 – (...) Para o tráfego de caminhões
estabeleceu-se um sistema secundário autônomo com
cruzamentos sinalizados mas sem cruzamento ou interferência
alguma com o sistema anterior, salvo acima do setor esportivo
e que acede aos edifícios do setor comercial ao nível
do subsolo, contornando o centro cívico em cota inferior,
com galerias de acesso previstas no terrapleno (fig.
7). (...)
Lúcio
Costa, Relatório
do Plano Piloto de Brasília
Viadutos da L-2 Norte sobre a N-2,
na divisa do Setor Cultural Norte
(terreno baldio) com o Setor de Autarquias Norte
(para a esquerda) e a Esplanada dos Ministérios.
"Túneis do tempo" ligam o segundo andar de cada ministério
ao terceiro andar de seu anexo duplo. As garagens subterrâneas
dos ministérios se estendem até a larga calçada
da via N-2, e o piso sobre elas — bem como qualquer terreno ainda
não construído — constitui estacionamento adicional. Foto:
4-Jun-2003.
Asa
Norte | Centro | Asa
Sul
Este menu é uma apresentação esquemática, apenas
para dar uma idéia geral. Está fora de escala, distorcido,
incompleto, e contém várias inexatidões.
Consulte os mapas de cada Via ou Setor, para uma visão mais correta.