Via S3 na altura do Setor Bancário
Sul, vendo-se à frente os viadutos do Eixo
Rodoviário e, ao fundo, os prédios do Setor
Médico-Hospitalar Sul (SMHS) — Hospital de Base (centro), Ed.
Pioneiras Sociais (esq.) e Hospital Sarah Kubitschek (ao fundo).
Foto: 28-Fev-2004.
Calçadas, ruas e avenidas de Brasília Via S3 ? - "Via de ligação SE
/ NE"
Flavio R. Cavalcanti [2006]
Via de ligação ao sul da Via
de serviço S-2 (paralela), formada por 3 trechos inicialmente
desarticulados ou independentes:
Entre a L-2
Sul e o Eixo leste,
com três faixas de rodagem em cada sentido, e canteiro
central.
- Corta ao meio o Setor de Autarquias e o Setor Bancário
Sul;
Entre o Eixo
oeste e a W-3 Sul,
com três faixas de rodagem em cada sentido, e canteiro
central.
- Separa o Setor Comercial do Setor Médico-Hospitalar
Sul.
- O canteiro central foi transformado em estacionamento, causando
obstruções ao trânsito de minuto em minuto;
Entre a W-3
e a W-4 Sul , com duas
faixas de rodagem em mão única (sentido oeste),
separando o Setor Comercial do Setor de Rádio e Televisão.
- É o único acesso à garagem do shopping
Pátio Brasil.
Os trechos 1 e 2 foram conectados nos anos 70, ao se implantar
o conjunto de viadutos para travessia inferior ao ao Eixo Rodoviário,
com trevo completo e alças de acesso, que é o que
mais se aproxima do trevo
completo preconizado por Lúcio Costa em 1956.
Os trechos 2 e 3 foram conectados também nos anos 70,
ao se implantar o cruzamento da W-3
Sul por semáforos.
Por isso, aquilo que a rigor (por funcionalidade) seria a "S-3"
a terceira via de ligação dos setores leste
e oeste da Asa Sul mantém duas denominações
oficiais diferentes, trecho por trecho:
Via de Ligação SE / NE;
Via de Ligação SE / NE;
Via Ac SHIGS 700 / 701 (embora não
exista quadra SHIGS 700)
Na maioria dos mapas produzidos pela Codeplan e presentes
nos catálogos telefônicos há cerca de 10
anos ou mais, o nome oficial "Via de Ligação
SE / NE" atravessa o Eixo Monumental (junto à Catedral
de Brasília) e se repete ou continua na Asa Norte, com
traçado simétrico ao da Asa Sul, formando um "U"
com um pé em cada lado do centro da cidade. Seria então
ela e não a L-2 que faz a travessia do
Eixo Monumental.
Conjunto de viadutos com trevo completo e alças de acesso, dos
anos 70, que conectou os trechos 1 e 2 [GoogleEarth:
imagens de satélite de 7 Out. 2008]
O terceiro trecho, duplicado após 2007 [GoogleEarth:
imagens de satélite de 7 Out. 2008]
Asa
Norte | Centro | Asa
Sul
Este menu é uma apresentação esquemática, apenas
para dar uma idéia geral. Está fora de escala, distorcido,
incompleto, e contém várias inexatidões.
Consulte os mapas de cada Via ou Setor, para uma visão mais correta.