Estações
- 6h a 23h30 - Segunda a Sábado
- 7h a 19h - Domingos e Feriados
Intervalos entre os trens
- 3min30 a 14min - conforme o dia, horário e estação
Tarifas
- Segunda a Sexta - R$ 3,00
- Sábados, Domingos e Feriados - R$ 2,00
- Estudante - Passe Livre
Achados e perdidos
|
|
Calçadas, ruas e avenidas de Brasília
W-3½ Norte
Flavio R. Cavalcanti [2006]
Inexistente [creio eu] nas pranchetas
dos pioneiros construtores da cidade, nos anos 50 — que só
implantaram a Asa Sul —, esta via não recebeu numeração,
nem impediu que a via seguinte (em afastamento, a oeste do Eixo
Rodoviário) se chamasse W-4.

É uma das inúmeras diferenças que tornaram
a Asa Norte muito mais densamente povoada:
-
As quadras residenciais "700" foram
estreitadas, afastando-se da W-3 Norte. Além de casas
(todas térreas, de início), receberam prédios
de pilotis + 2, 3 ou 5 andares.
-
No espaço retirado às "700",
junto à W-3 Norte, foram criadas várias faixas
de utilização:
-
Estacionamentos de mais de 300 metros
de extensão, com entrada na extremidade norte de
cada quadra e saída na extremidade sul;
-
Uma faixa de lojas térreas de frente
para a avenida, com pé direito elevado e moradia
no piso superior, que avança sobre a calçada,
formando marquise ou galeria;
-
Uma segunda faixa de lojas semelhantes,
com gabarito mais baixo e avanço (marquise) menor,
separada da primeira faixa de lojas por um beco estreito
nos fundos de ambas;
-
Uma rua estreita — que poderíamos
chamar de "W-3½";
-
Uma faixa de lojas semelhantes, com gabarito
mais baixo e avanço (marquise) menor, também
de frente para a "W-3½", e fundos para
o gramado das "700" residenciais.
A "W-3½" é interrompida, a cada duas
quadras, pelas entrequadras comerciais / residenciais CRLN
"700".
Tem duas faixas de rodagem, uma em cada sentido e a rara sinalização
permite velocidade de 40 km/h ("via de acesso"), embora
tudo recomendasse 20 km/h ("via local").
Cada trecho tem de 3 a 8 estacionamentos laterais.
Carros estacionados junto ao meio fio, ou com duas rodas sobre
uma calçada, com freqüência obrigam a parar
num ponto mais apertado para dar passagem a outro carro em sentido
oposto.
Observações
Todas essas descrições (2004) são fluidas,
variando bastante de um trecho para outro — em grande parte, possivelmente
pelo maior ou menor obstáculo criado por fatos consumados
em décadas anteriores.
O trecho ao longo da 705 e 706 tem largura para apenas um veículo,
e só pode ser trafegado no sentido norte.
Alteração recente [observação
de 2004] do gabarito permite reconstruir os prédios
da segunda e da terceira fileira (a contar da W-3), desde que
a nova construção siga padrões mais exigentes
— entre eles, o afastamento em relação à
primeira fila de lojas, alargando o beco nos fundos de ambas.
|
|
Acompanhe
|