Flavio R. Cavalcanti [2006]São vias locais (50 km/h), respectivamente a quarta e a quinta, em afastamento, a oeste do Eixo Rodoviário. A W4 é interrompida por balões (rotatórias) a cada duas quadras, onde entronca com as transversais que vêm da W3.
A W5 tem várias quebras de direção, e recebe a outra extremidade dessas ligações transversais, dando passagem a uma delas para um dos portões do Parque da Cidade utilizado, por sua vez, como passagem entre a parte média da Asa Sul e as áreas a oeste. A W4 e a W5 atendem uma área densa em escolas, instituições culturais, religiosas, clínico / hospitalares, e um número crescente de prédios comerciais com lojas no térreo. Separam as quadras residenciais (as "700") das não-residenciais ("900"). O espaço entre elas — "entre-quadras 700 / 900 Sul" — hoje está quase totalmente edificado, inclusive onde é mais estreito, com prédios cujos estacionamentos em expansão tendem a eliminar as áreas verdes. Há poucos semáforos, e muitas faixas de pedestres. De início eram vias independentes, ambas de mão dupla. Hoje funcionam como duas mãos de uma única via.
A W-4 Sul tem duas faixas de rodagem, de sentido norte, e é interrompida por balões a cada duas quadras, ao ser cruzada pelas vias de ligação com a W-3. A W-5 é quebrada — além dos balões — por sucessivas mudanças de direção. Tem três faixas de rodagem, sentido sul. InícioNo início da Asa Sul, a W-4 foi prolongada pelo beco estreito entre a 702 (Colégio Maria Auxiliadora) e a Entre-Quadras 702/902 (Funai e sede urbana do Clube do Congresso), com semáforo para cruzar a via de ligação com a W-3 (702/703). Passado o beco, novo semáforo permite cruzar a via entre a 702 e o Setor de Rádio e TV, atingindo o Setor Comercial, o Setor Hoteleiro, e a entrada do Parque da Cidade. FinalNo final da Asa Sul, após a 714/914, a W-4 deixa de existir como pista separada. Ali a W-5 passa de três para quatro faixas de rodagem (estreitas) — duas em cada sentido — e recebe tráfego intenso do SIA, Guará, Taguatinga, Sudoeste, Cruzeiro e Octogonal, desviado do Setor Policial Sul. Torna-se, de fato, via de ligação do Setor Policial para a W-3, em conjunto com a via local entre as quadras residenciais 714 / 715. CruzamentoEntre as duas extremidades, a W-4 / W-5 é atravessada por outro grande fluxo de trânsito, sem semáforo: — A via 710/711, que conduz a uma entrada para o Parque da Cidade, intensamente utilizada como passagem para o Sudoeste, Cruzeiro e Octogonal, Guará, Taguatinga e Águas Claras. |
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