Calçadas, ruas e avenidas de Brasília
Avenida W-3 Norte
Flavio R. Cavalcanti [2006]
A designação surgiu, nas pranchetas dos construtores,
por ser a terceira via, em afastamento, a oeste do Eixo Rodoviário.
Apesar do nome de "avenida", é uma via secundária
(60 km/h), com inúmeros acessos dos dois lados — vias locais,
entrada e saída de estacionamentos —, todos de menor prioridade.
Na ausência de semáforo (ou nos horários de
pisca-alerta), a prioridade é sempre da W-3.

É percorrida por linhas de ônibus circulares (Plano
Piloto) e de ligação com as cidades próximas.
As linhas de ligação que percorrem a W-3 de norte
a sul geralmente não passam pela Rodoviária (tarefa
atribuída, em geral, às linhas que passam pelo Eixo
Rodoviário).
A W-3 Norte tem três faixas de rodagem em cada sentido,
com estacionamento público do lado oeste (quadras "700")
— e estacionamentos eventualmente deixados pelos construtores
dos prédios do lado leste (quadras "500").
É proibido estacionar ou parar junto ao meio-fio — exceto
nas baias dos pontos de ônibus, para desembarque de passageiros.
Anos 60
As quadras "700" comerciais da W-3 foram a primeira
área a se desenvolver na Asa Norte, no início dos
anos 60, quando as únicas quadras construídas eram
as residenciais SQN 403 a 406 — a mais de um quilômetro
dali, e desprovidas de comércio.
Surgiram como um arruamento de barracos de dois andares, a parte
superior avançando sobre as calçadas — também
de madeira, para livrar o pé da lama — no mais puro estilo
"velho oeste" da Cidade Livre (Núcleo Bandeirante),
de cujos arredores haviam sido transferidos. Os comerciantes moravam
no andar de cima, com suas famílias.
Por isso, otrecho construído da L-2 era conhecido como
"Asa Norte Residencial", e o trecho de barracos da W-3
como "Asa Norte Comercial", assim identificadas nos
letreiros dos ônibus.
Esse comércio em barracos de madeira já surgiu
estabelecido do lado oeste da W-3 — quadras "700", que
na Asa Sul são puramente residenciais.
Do lado leste, apenas a 502 Norte começou a ser construída
segundo o desenho rígido das lojas da Asa Sul, com marquise
em balanço e dois pisos superiores (inclusive para residência)
na face voltada para a avenida e para o sol da tarde. As demais
"500" Norte foram edificadas já sem essa padronização,
e com permissão de gabarito elevado.
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