Flavio R. Cavalcanti
Durante anos a pista central (Eixão) permaneceu desconectada das pistas laterais ao longo da Asa Sul. Mesmo a transversal ao final do Eixo Rodoviário — inicialmente com poucos viadutos — oferecia fraca conexão. Em conseqüência, o Eixão apresentava pouca utilidade prática — exceto como ligação expressa entre o centro e a saída sul —, e trânsito rarefeito. A sétima faixa de rodagem (hoje canteiro / acostamento central) era percorrida em alta velocidade por autoridades, com ou sem batedores, indo e vindo do Aeroporto. O trânsito concentrava-se nas pistas laterais (únicas com acesso às quadras), na W-3 Sul (cujo comércio era fundamental) e na L-2 Sul. A via S-3 permanecia interrompida pelo Eixo Rodoviário.
O "cebolão" de acessos e retornos entre o Setor Bancário e o Setor Comercial Sul, que data do governo JK, tinha portanto função fundamental na distribuição do tráfego — última possibilidade de escolher uma das vias laterais, leste ou oeste, antes de seguir ao longo da Asa Sul.
Em meados dos anos 70, o "cebolão" havia se tornado um grande engarrafamento nos horários de pico. IntervençõesAs intervenções aplicadas no conjunto do Eixo Rodoviário foram:
A parte mais onerosa dessas alterações ocorreu no período presidente Geisel / governador Elmo Serejo (1974-1979), quando a cidade chegou a ter mais de 50 grandes obras em andamento simultâneo. A W-3 Sul finalmente recebeu a sinalização sincronizada reclamada por Lúcio Costa — para desestimular seu uso como via de velocidade. Algumas alterações, porém, datam de pouco antes, quando o governo Médici (1969-1974) tornou definitiva — e intensificou — a mudança do governo para a cidade. Em 1973, Lúcio Costa já não reclama da desarticulação entre as pistas centrais e laterais do Eixo. Já o período Figueiredo / governador Lamaison (1979-1984), à míngua de recursos, marcou-se pelas soluções mais simples e econômicas. São desta época — ou posteriores — os retornos que ligam a pista central às laterais, de 2 em 2 quadras. Se Lúcio Costa reclamava a construção de 3 conexões completas em cada ala do Eixo Rodoviário, abriíram-se nada menos do que 8. 7 – Desse modo e com a introdução
de três
trevos completos em cada ramo do eixo rodoviário e
outras tantas passagens de nível inferior, o tráfego
de automóveis e ônibus se processa tanto na parte
central quanto nos setores residenciais sem qualquer cruzamento.
Para o tráfego de caminhões estabeleceu-se um sistema
secundário autônomo com cruzamentos sinalizados mas
sem cruzamento ou interferência alguma com o sistema anterior,
salvo acima do setor esportivo e que acede aos edifícios
do setor comercial ao nível do subsolo, contornando o centro
cívico em cota inferior, com galerias de acesso previstas
no terrapleno (fig.
7).
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Acompanhe |
Vias e Setores do Plano Piloto de Brasília | |||||||||||||||||||||||||
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Água Mineral | EPIA | N5 | Eixo Rodo- viário |
N5 | L4 Norte L4 Sul Av. Nações |
Clubes | Lago | ||||||||||||||||||
Noroeste | Camping | 916 a 902 |
W4 e W5 |
716 a 702 |
W3 e W3½ |
516 a 502 |
W2 | 316 a 302 |
W1 | 116 a 102 |
216 a 202 |
L1 | 416 a 402 |
L2 | 612 a 602 |
Campus da UnB |
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SMU SAAN |
SRTVN | SMHN - Hospitais | SMHN | SBN / SAN | N4 | ||||||||||||||||||||
N-3 | N-3 | N3 | Embaixadas | ||||||||||||||||||||||
EPAA | SCN | SCN - Comercial Norte | SBN / SAN | ||||||||||||||||||||||
SMU | Autódromo Esportes GDF |
N2 | N2 — Via de serviço | Plata- forma Rodo- viária e Estação Central do Metrô |
N2 | N2 | |||||||||||||||||||
SHN - Hotéis | SHN - Hotéis | SDN (CNB) |
Cultural Norte | Ministérios | Planalto | ||||||||||||||||||||
N1 — Eixo Monumental | N1 — Eixo Monumental | ||||||||||||||||||||||||
Ferro-viária | Cruzeiro | Memorial | Buriti | Convenções | Torre TV | Fontes | Esplanada Congresso | |||||||||||||||||||||||
Estrutural | S1 — Eixo Monumental | S1 — Eixo Monumental | |||||||||||||||||||||||
SIA | Câmara e SIG Cruzeiro Sudoeste Octogonal |
EPIG | TJDFT SIG |
S2 | SHS - Hotéis | W3 | SHS - Hotéis | SDS (Conic) |
Cultural Sul | L2 | Ministérios | STF | |||||||||||||
Parque da Cidade |
S2 — Via de serviço | S2 | S2 | ||||||||||||||||||||||
901 a 916 |
W4 e W5 |
SCS | SCS - Comercial Sul | Eixo Rodo- viário |
SBS | SAS | 601 a 616 |
Embaixadas | |||||||||||||||||
S3 | S3 | S3 | |||||||||||||||||||||||
SRTVS | SMHS - Setor Médico Hospitalar | SBS | L1 | SAS | |||||||||||||||||||||
Campo da Esperança | 702 a 716 |
502 a 516 |
W2 | 302 a 316 |
W1 | 102 a 116 |
202 a 216 |
402 a 416 |
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S4 - ligação Av. das Nações (L4) - Setor Policial Sul | S4 - ligação Av. das Nações - Setor Policial | ||||||||||||||||||||||||
Asa
Norte | Centro | Asa
Sul Este menu é uma apresentação esquemática, apenas para dar uma idéia geral. Está fora de escala, distorcido, incompleto, e contém várias inexatidões. Consulte os mapas de cada Via ou Setor, para uma visão mais correta. |
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