
Acesso de serviço em nível inferior para atender 18 prédios
da Quadra 4, a partir da via S-2, que nesse ponto
ainda não foi
aprofundada em relação ao terreno; e galeria
protegida (mas sem lojas) para pedestres, em 5-Jan-2004.
Estações
- 6h a 23h30 - Segunda a Sábado
- 7h a 19h - Domingos e Feriados
Intervalos entre os trens
- 3min30 a 14min - conforme o dia, horário e estação
Tarifas
- Segunda a Sexta - R$ 3,00
- Sábados, Domingos e Feriados - R$ 2,00
- Estudante - Passe Livre
Achados e perdidos
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Setor Comercial Sul - parte baixa
Vias de serviço
Flavio R. Cavalcanti - 2004
11 – (...) Estes núcleos e setores são acessíveis
aos automóveis diretamente das respectivas pistas, e aos
pedestres por calçadas sem cruzamento (fig.
8), e dispõem de auto-portos para estacionamento em dois
níveis, e de acesso de serviço pelo subsolo correspondente
ao piso inferior da plataforma central. (...)
Lúcio
Costa, Relatório
do Plano Piloto de Brasília
Numa cidade que nos anos 60 era criticada por ter ruas exageradamente largas,
os acessos de serviço à parte baixa do Setor Comercial Sul foram
subdimensionados, tanto em altura quanto em largura, e não oferecem espaço
para manobras de retorno — inexplicável, em vias sem saída.
Ao contrário do Hotel Nacional, os prédios
do baixo SCS servidos por estas vias também não previram (ou já
desativaram) "auto-portos" para o recebimento de mercadorias,
suprimentos e mudanças na via subterrânea, e estrutura interna
para encaminhá-los às lojas térreas e escritórios.
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Acompanhe
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Acessos de serviço pela S-2,
em nível inferior (marrom). Nos primeiros anos, os acessos para
o público (em vermelho) se faziam
apenas pela via S-3.
Hoje, todos os acessos para o público acabaram sendo ligados
também à S-2,
formando travessas;
e automóveis estacionam nas vias de serviço.
Na prática, as vias inferiores foram-se tornando meros acessos às
garagens privativas, naturalmente privilegiando os proprietários e funcionários
de categoria mais elevada, à medida em que o SCS tornava-se local de
difícil estacionamento.
A utilização irregular das próprias vias inferiores como
estacionamentos adicionais — e, mais recentemente, a adoção de
containers para lixo — tornam quase impraticável, hoje, a passagem de
grandes caminhões de entrega, mudança, lixo etc.
Na Quadra 1, que desde o início foi destinada
a prédios verticais, simplesmente não existe via inferior de serviço.
As garagens dos prédios junto ao Eixo Rodoviário têm saída
direta para leste, em nível. Já nos prédios mais internos,
o acesso às garagens se dá por rampas a partir dos minúsculos
estacionamentos da via superior — e que foram um dos obstáculos à
construção de marquises entre eles.
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
Acesso de serviço aos prédios da Quadra 2, em 5-Jan-2004. A galeria
coberta é passagem obrigatória para quem não quer
dar a
volta pela calçada da S-2, tornando-se ponto
ótimo para os ambulantes. Muitos prédios foram dispensados
de
oferecer lojas térreas, como neste caso.
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