
Espaços que pareciam exagerados, nos anos 60, hoje são insuficientes.
À direita, fila de prédios de 6 pavimentos da Quadra 4.
Em frente,
os prédios de 2 pavimentos da Quadra 3, com sua via de serviço
a partir da S-2. À esquerda, o prédio
vertical
da Telebrás / Telebrasília, no que seria o espaço
lateral das Quadras 2 e 3, em 5-Jan-2004.
Estações
- 6h a 23h30 - Segunda a Sábado
- 7h a 19h - Domingos e Feriados
Intervalos entre os trens
- 3min30 a 14min - conforme o dia, horário e estação
Tarifas
- Segunda a Sexta - R$ 3,00
- Sábados, Domingos e Feriados - R$ 2,00
- Estudante - Passe Livre
Achados e perdidos
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Setor Comercial Sul - parte baixa
Espaços laterais
Flavio R. Cavalcanti - 2004
A planta da parte baixa do SCS indica a intenção de aglomerar
os conjuntos relativamente baixos das Quadras 2 a 6 — cada um com prédios
unidos por galerias térreas dotadas de lojas — tornando ameno o trânsito
do pedestre.
Espaços internos formam praças de fraca interação
com as vias de superfície — estas não se destinam ao trânsito
de passagem (nos anos 60, não atingiam a S-2);
e as vias de serviço passam em nível
inferior.
Para o estacionamento de automóveis, foram reservadas áreas (arborizadas)
externas ao núcleo de edificações, formando uma "cortina
verde" (como a orla das quadras residenciais) e mantendo afastado o tráfego
externo ao setor.
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Acompanhe
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As quadras 3 a 6 apresentam amplos espaços laterais. O mesmo não
acontece com a Quadra 1, cujo espaço livre está em
nível
rebaixado, junto ao Eixo Rodoviário.
Na Quadra 2, quatro prédios verticais ocuparam o espaço nas duas
cabeceiras.
Ficou fora desse projeto urbanístico a Quadra 1,
destinada a prédios verticais já no início dos anos 60,
e sem via de serviço em nível inferior. O espaço externo,
a leste, fica em nível rebaixado, o que permitiu acesso direto às
garagens subterrâneas de alguns prédios daquele lado; mas exigiu
escadas para acesso aos térreos. Na segunda fileira de prédios
— acessíveis pela via superior — foram intercalados pequenos estacionamentos,
onde se encontram as rampas de acesso às garagens subterrâneas.
Em algum momento, a idéia avançou para a construção
de mais 4 prédios verticais nas cabeceiras da Quadra 2, que assim ficou
sem espaços laterais de estacionamento: Bradesco e Palácio do
Comércio, na extremidade sul; Oscar Niemeyer e Telebrás / Telebrasília
ao norte.
Um quinto prédio vertical (Embratel) foi construído no espaço
lateral ao norte da Quadra 5, junto à S-2.
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
Acesso entre a Quadra 1, com seus mini-estacionamentos (à esquerda),
e a Quadra 2, à direita: galeria enquadrada
entre o ed. Oscar Niemeyer
(em primeiro plano) e o ed. Bradesco (ao fundo), 11-Mar-2004.

O edifício Oscar Niemeyer (em frente) e o prédio da Telebrás
/ Telebrasília (terraço à direita) não se enquadraram
na urbanização original do SCS, ocupando um espaço que
nas quadras acima foi mantido livre. Os prédios verticais
da Quadra
1 (à esquerda) simplesmente não têm via de serviço
em nível inferior, e suas garagens têm acesso
em rampa pelos estacionamentos
da via superior — que, talvez por isso, foi a primeira a "exigir"
interligação (rampa em "L") com a S-2.
Foto: 5-Jan-2004.
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