Pátio ferroviário do
SIN
Desvio ferroviário da
segunda base de combustíveis
Flavio R. Cavalcanti - Dez. 2012
Afora a base de combustíveis da Petrobras, esta é a única do
SIN
que chegou a ter um desvio ferroviário para recepção de vagões tanque.
Mas, ao contrário da base da Petrobras situada na via principal, frequentemente interrompida pelas manobras com vagões o desvio ferroviário da segunda base de combustíveis ficava mais ao fundo, sem nenhuma rua próxima. Só descobri sua existência num Domingo, em 1991, percorrendo caminhos de terra em busca de desvios e terminais ferroviários.
Infelizmente, até hoje nunca me esforcei excessivamente para identificar a segunda base de combustíveis, e vou ficar devendo o nome por mais algum tempo.
Ela parece não apresentar identificação ou logomarca, exceto por uma faixa vermelha na parte superior de dois tanques menores, um dos quais pode ser visto por trás dos outros, na primeira foto abaixo.
A página da Wikipedia sobre o
SIA
cita apenas que em seu Setor de Inflamáveis estão localizados empresas como Petrobras e Texaco, com seus tanques de armazenamento de combustível [2 Dez. 2012].

Numeração dos primeiros lotes do
SIN
nos catálogos telefônicos das últimas décadas
O mapa da Codeplan (acima), reproduzido nos catálogos telefônicos das últimas décadas, mostra apenas um pedaço da primeira base do lado sul (lote 15) e as duas primeiras do lado norte (lotes 1A1, da Onogás; e 2A2).

Mapa do
SIN
a segunda base de combustíveis fica à esquerda do lote triplo da Petrobras
Enquanto a base de combustíveis da Petrobras ocupa os primeiros três módulos circulares do lado sul e tem como endereço lote 15, a segunda base servida por desvio ferroviário ocupa somente um módulo circular, o quarto a partir da direta. Poderia ser o lote 14b endereço atribuído à base da Texaco em alguns guias da internet [2 Dez. 2012].
Parece pouco provável que mais alguma base de combustíveis venha a receber um desvio ferroviário.
Desde a inauguração do Oleoduto São Paulo - Brasília (Osbra), no início da década de 1990, o transporte ferroviário de combustíveis para Brasília se reduziu a uma fração ínfima do que era até então. Até hoje, limita-se a um pequeno número de vagões tanque para derivados pesados de petróleo (vagões com serpentina para aquecimento na descarga).

Placa do Oleoduto São Paulo - Brasília (Osbra) na verdade, um poliduto ao lado do ramal ferroviário do Setor de Inflamáveis (SIN) de Brasília
Uma placa fotografada em 2002 dá a entender que o oleoduto passa exatamente na faixa da variante ferroviária que passa entre as duas fileiras de lotes do SIN. Nesta hipótese, o oleoduto na verdade, poliduto poderia atender a todas as outras bases atuais ou futuras, dos dois lados da variante ferroviária, e não seria de se esperar a implantação de novos desvios.
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